quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Autobiografia– POMPÍLIO DA SILVA CÉO NETO


AUTOBIOGRAFIA – POMPÍLIO DA SILVA CÉO NETO

Nascido em 19 de novembro de 1942. Em 1952, ano em que iniciei a minha vida escolar: com dez anos de idade. Deixando a convivência na zona rural e partindo para a cidade Palestina hoje Ibicaraí, dando inicio ao ABC e a tabuada em seguida iniciando aprendizagem na língua portuguesa, na Escola Castro Alves, sob a direção da Professora Idalina Lessa Torres, onde cursei até o quarto ano primário. Seguindo para a Escola Professora Zilda Mascarenhas Cerqueira, onde estudei o quinto ano, em seguida prestando exame de admissão ao Ginásio na Academia de Educação Montenegro, em seguida o Magistério. Anos se passaram e resolvi partir para Salvador, lá ingressei na Marinha de Guerra onde cursei Escola Preparatória de Aprendizes da Marinha por dois anos. Depois servir ao Exercito Brasileiro. Anos depois resolvi partir para São Paulo, na década de 60, onde passei pela Força Pública por dois anos, depois Policia Militar. Prestei concurso na Força Aérea Brasileira ficando por quatro anos. Em 1969 resolvi retornar a terra natal, onde perdi o meu querido papai: Boaventura Emiliano fiquei a frente dos bens materiais deixado por ele e dei início a uma nova vida de muita luta a fim de manter o nosso patrimônio. Em 1972, resolvi constituir família, a qual convivo no lar de muita paz, amor e dedicação aos cinco filhos criados e formados em várias áreas:

Marília – Enfermeira, João Freire – Educação Física, Leonardo – Medicina, Morgana – Enfermeira e Jemima – Pedagoga e Psicóloga.

E sei netos: Karoline, Vania, Mariana, João Gabriel, João Freire e Maria Vitória.

Em 2007, prestei vestibular para Educação Física na Academia Montenegro onde hoje cursando o sexto semestre. Conciliando a parte profissional, sou motorista há 40 anos.

No esporte fiz vários cursos de natação em clubes paulistas, cariocas, flamengo e Vasco. Fundei a escola de natação no C40 em Ibicaraí. Como atleta até hoje defendo as cores do nosso Brasil participando de várias competições nacionais e internacionais com várias conquistas e títulos. Campeão Sul Americano e Mundial de Águas abertas 928 km, em 1994 conquistando medalha de prata. Várias travessias: Mar Grande Salvador por 25 vezes, Mar Dei Prata- Argentina, Ilha Bela São Sebastião, Canal de Santos, Ilhéus (10 vezes). No Peru conquistando 3 medalhas de ouro, 2 de prata 1 de bronze. Travessia Pernambuco X Bahia. Rio Niterói 14 km. Represa de Guarapiranga São Paulo, lago do Paraná, Morro de São Paulo, Marinha Brasil (SP), Ilha do Caixa Prego (Salvador-BA), etc. Em 1987, um acontecimento marcou minha vida, quando fiquei perdido em alto mar das 7 às 16h na travessia Mar Grande Salvador, patrocinado pela Caixa Econômica Federal e Clube dos Quarenta, fui encontrado por pescadores do Rio Vermelho e conduzido até a Barra, local de chegada. Atualmente, em 02 de agosto, participei da competição Lago Paranoá-DF, conquistando uma medalha de ouro na categoria Máster e quarto lugar na classificação geral. Aguardando próximas competições: Campeonato Brasileiro no RJ, na Praia de Itaipú - Niterói RJ, dia 20 de setembro e encerramento do campeonato brasileiro de Águas abertas em Vitória - ES. Campeonato brasileiro em piscinas em João Pessoa e Sul Americano na Argentina.

2 comentários:

  1. Muito boa a homenagem para uns dos grandes ícones da natação. Sou um grande fã de Tio Pompílio, pois tive o prazer de aprender a nadar em sua escolinha...
    parabéns Luana pela homenagem!!!
    sucesso no concurso e vou ficar na torcida tb!
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Luana pelo trabalho realizado.
    É muito bom poder conhecer um pouco mais esse grande personagem da história ibicaraiense. Que a história de luta de Pompilho, seja um grande exemplo para os nossos jovens.
    Já ganhou!!!!

    ResponderExcluir